domingo, 7 de janeiro de 2007

Fado Académico


O fado de Coimbra, que marca a vida de qualquer académico, nasceu em Coimbra na antiga Academica.


Segundo Francisco Faria, trata-se de "uma canção terna, docemente saudosista, mas jovem no seu vigor, no idealismo das atitudes, na esperança de um amor realizável que se oferece, ao mesmo tempo espontâneo e elaborado, de melodia bem contornada e simultaneamente um pouco rebuscada."
"Sobre a sua origem muito haveria a dizer e muito se tem dito. Há hipóteses que indicam que o fado descende de melodias Árabes, outros afirmam que de melodias Africanas e até há quem o identifique como sendo descendente de antigas canções Brasileiras.
O fado de Coimbra é normalmente caracterizado por uma relativa sobriedade, que permite caracterizar e distinguir determinada melodia de outra. A guitarra é o instrumento típico para tocar o fado, é ela, que, com os seus acordes, personaliza cada tipo de fado, acordes esses que são secundados pela viola que acompanha a melodia executada pelo guitarrista. A guitarra de Coimbra, pela sua estrutura e configuração, é um instrumento do qual se obtêm acordes completos, que só por si caracterizam de uma maneira muito especial a música Coimbrã, e para isso contribui, a colocação das cordas ligeiramente altas em relação aos "trastos", e metidas em toda a estrutura do instrumento, características estas, que, só por si, chegam para imprimir um cunho muito especial ao Fado de Coimbra".

(in revista "Semana Académica" - Coimbra - 1979)

3 comentários:

  1. Finalmente!

    E vai tunaaaaaa! Aweeeeeee!!!

    Pronto, agora já estou feliz, mais realizada e essas coisas todas porque já comentei no mega blog nossa tuna!

    Fiquem bem!

    Patuca

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras da minha prima Patuca!!!super emocionada e feliz e viva o fado e viva a tuna da ESTM!!
    heheheh
    Bjs Tuca

    ResponderEliminar