segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

As Tunas em Portugal!

As Tunas em Portugal surgiram apenas em meados do séc. XIX. Conta-se que um grupo de estudantes de Coimbra se deslocou, um dia, a Espanha e, observando o sucesso que as Tunas por lá faziam importaram a ideia para o nosso país.
No entanto, é muito díficil definir qual a Tuna mais antiga do país. Sabe-se que a Tuna Académica da Universidade de Coimbra se fundou no ano de 1888, a Tuna Universitária do Porto também se crê que tenha tido a sua origem por volta de 1890 - ainda sob outra designação e mesmo antes da criação (oficial) da Universidade do Porto, a Estudantina de Coimbra também se pensa ter uma existência secular, a Tuna Académica do Liceu Nacional de Évora - por muitos considerada a primeira Tuna portuguesa, a Tuna de Ciências da Universidade do Porto também remonta ao início do séc. XX, entre outras.Assim, hoje em dia as Tunas são um fenómeno cultural, secular que se encontra generalizado em Portugal, Espanha e América Latina, existindo apenas algumas tunas fora destas regiões.

As Tunas em Portugal são um fenómeno de grande escala ! São já mais de uma centena as Tunas representando o seu Instituto, a sua Faculdade, a sua Universidade, a sua Academia.
A motivação é, e será sempre, de alegrar, de viver plenamente e com divertimento e o espírito de juventude.


Tuna Académica da Universidade / Tuna Universitária do Porto em 1930
de Coimbra em 1888

*Retirado do site da Magna Tuna apocalISCSPiana

Sem comentários:

Enviar um comentário